1. Home
  2. Problemas
  3. Alterações na estrutura de Lançamentos/Empreendimentos da busca

Alterações na estrutura de Lançamentos/Empreendimentos da busca

Considerando recorrentes dúvidas recebidas sobre fluxo de busca em nossa plataforma no que diz respeito à exibição da carteira de Imóveis em Lançamento e Empreendimentos, preparamos este artigo objetivando melhor entendimento mútuo para com todos os nossos parceiros.

A começar pelas terminologias, sem ter aqui a pretensão de impor significado único às coisas, traduzimos como entendemos certos termos e consequentemente implementamos na interface para os usuários.

Lançamento

Tudo aquilo que está em fase de lançamento, seja um apartamento ou terreno avulsos, bem como um loteamento, prédio ou condomínio recentemente disponibilizados no mercado.

A exemplo, compreende-se aqui que o termo pode ser usado para referir tanto a um terreno como a um loteamento inteiro, pois ao associarmos o termo lançamento a um estágio passamos a entender como objeto que é novidade no mercado imobiliário de determinada região.


Empreendimento

Termo que designamos para significar produto imobiliário que é o todo de uma série de partes.

Neste caso se considera que um loteamento é um empreendimento, assim como um condomínio, um prédio. Empreendimentos, sem exceção, possuem nomes próprios e suas partes são o que designamos como unidades, que podem ser apartamentos, casas, terrenos, etc.

Vale observar que um Empreendimento, nos termos que colocamos, pode ser um Lançamento ou não.


Como organizamos na interface do site (por padrão)


Tomando como referência a imagem de nossa mais recente interface de busca acima, encontramos o filtro de operação/finalidade, nele apresentam-se 3 blocos lado a lado, sendo as opções: “Venda”, “Aluguel” e “Lançamento”

Talvez você esteja se perguntando por que motivo um bloco para “Lançamento” se um lançamento é também um produto à venda.

Inserimos como um bloco em posição evidente para tanto chamar mais atenção como para facilitar a vida do usuário que quer encontrar em sua carteira os objetos que são novidade no mercado imobiliário. Muitos usuários em sua jornada de busca tem preferência em investir em algo novo, por isso permitimos que ele consiga simplesmente fazer a separação por esse filtro.

Por padrão, após selecionado lançamento, ele segue preenchendo demais filtros, por exemplo, tipo e cidade. Ao buscar, na interface que resulta, apresentamos a ele unidades em lançamento disponíveis conforme os outros filtros.

Repare que embora um loteamento ou condomínio cadastrados singularmente em seu CRM possam estar também em fase de lançamento, eles não aparecem no resultado de busca deste fluxo que acabamos de descrever. Mas por que motivo?

99% dos visitantes de seu site não pretendem negociar com você um loteamento ou um condomínio, quando eles filtram usando o parâmetro lançamento, eles querem adquirir a parte, não o todo.

Seguindo análise dessa mesma imagem da interface de busca, encontramos mais abaixo o botão “Empreendimentos”, ao ser clicado, modifica-se para como a seguinte imagem:


Sobre essa dinâmica compreendemos o seguinte:

O botão Empreendimentos considera apenas objetos que são o todo. Quando o usuário interage com esse fluxo da busca, ele não irá encontrar unidades diretamente, apenas os produtos no mercado que possuem um nome próprio e são compostos das unidades em si.

A razão pela qual o fluxo “Empreendimentos” tem menor presença na interface de busca se traduz no fato de que para o usuário, muito embora tenha em mente o nome de algum produto imobiliário recém-lançado na região em que reside, o que ele planeja adquirir é a unidade.

Levando isso em consideração é que juntamente do filtro Bairro, ele pode digitar o nome do empreendimento que tenha em mente, seja ele um lançamento ou não, dessa forma tratamos de facilitá-lo no encontro do que ele realmente procura.


Quem mais utiliza o fluxo de pesquisa do botão “Empreendimentos” são usuários da própria imobiliária, seja para fins de gestão, divulgação ou organização, sendo esta, a maior motivação para sua existência na interface.

Seus usuários finais muito dificilmente chegam às páginas de empreendimento pelo fluxo de pesquisa por Empreendimentos, eles chegam as páginas dos empreendimentos, sejam eles lançamentos ou não, pesquisando o seu nome pelo Google.


Nosso desafio

Assim como para a origem de discussões intermináveis do mundo em que vivemos, utilizamos um termo (Lançamento) que pode referir-se a produtos com particularidades estruturais distintas. Um prédio, loteamento, condomínio, inteiros, bem como um único apartamento ou terreno, podendo ambos serem produtos imobiliários em lançamento.

Tomando consciência desta maneira plural de interpretações, consideramos o ponto de vista de um usuário relativamente leigo na complexidade que pode tomar desse entendimento e assim estabelecemos na interface e comportamento padrão da busca, priorizando a esse tipo de usuário facilidade no encontro do produto final, que são imóveis avulsos, lançamentos ou não.

Porém, como realmente não impomos um único entendimento para o que está a margem de diversas razões, eventual e singularmente alteramos, na medida da viabilidade técnica, o comportamento e organização padrão de nossa busca a pedido e necessidade específica por parte de um ou outro cliente.

Isso acaba, entretanto, com o tempo, se tornando motivo de sucessivos questionamentos e constatação de falha ao endereçar devidamente o cliente final da imobiliária. Na impossibilidade de imperativamente arbitrar solução única para algo suscetível a entendimentos diversos, objetivamos com esta explicação melhor fazer entender nosso ponto de vista no sentido de mais claramente poder ser aceito em caso de problemas decorrentes da solicitação de alteração em nossa estrutura padrão, fazendo considerar com isso sua reversão, dentro do possível.

No mais, ficamos à disposição e obrigado por ser Rocket Imob.

Atualizado em 25 de abril de 2024

Nos ajude a melhorar. Esse artigo foi útil?

Documentações Relacionadas