Neste post prático esclarecemos e apontamos objetivamente tudo o que de mais importante você precisa saber para integrar o Google Maps e a Busca por Mapa do site de sua imobiliária.
Entendendo possíveis custos
O Google concede para cada conta de faturamento existente no console do Google Cloud 200 dólares mensais gratuitamente a serem abatidos do custo mensal gerado pelo seu uso da API do Google Maps Javascript API.
Isso significa que se o trafego em páginas de resultado de buscas em seu site não gerar utilização que exceda o custo de 200 dólares por mês, você não terá custo algum para utilizar a integração, e esse será o caso da maioria.
Atualmente, o Google cobra 0,007 centavos de dólar para cada carregamento de mapa incorporado ao seu site, com este valor, se o seu acesso mensal em páginas de resultado de busca em seu site não exceder os 28.570 carregamentos, não haverá custo. A partir disso o Google cobra o equivalente a 7 dólares para cada 1.000 carregamentos.
Para consultar os atuais valores de requisição do Google, acesse esse link.
Desça a página e vá em “Maps JavaScript API” e use o slider para verificar os valores.

Para exemplificar, imagine que sua imobiliária tem o dobro dos 28.570 acessos em páginas de busca mensalmente, cenário que irá gerar cobrança além do crédito gratuito mensal do Google.
O custo total seria de 400 dólares, mas subtraindo os 200 dólares de crédito gratuito, você pagará 200 dólares para manter a Busca por Mapa operando e atendendo a esse tráfego.
Porém como o que adiantamos, apenas imobiliárias de muito grande porte excederão o patamar do nível gratuito.
Não tem ideia de quantos acessos a sua imobiliária tem mensalmente em resultados de busca? Nós podemos te ajudar a descobrir:
Primeiramente faça o login na sua dashboard, caso não saiba como realizar o login na dashboard da Rocket Imob, veja como fazer neste link:
Como Fazer login na Dashboard Rocket Imob
Dentro do painel, acesse o item Métricas no menu lateral.

Escolha data inicial e final relativas ao espaço de 30 dias e clique em filtrar, você obterá o número de acessos contabilizados na busca do site de sua imobiliária para o período selecionado.
Gerando a chave de API
Acesse o Console do Google Cloud utilizando sua conta Google, caso não tenha uma, crie no ato do acesso:

Ao acessar o painel do Google Cloud, crie um Projeto ou selecione um já existente.

Caso esteja criando um novo, defina um nome e um domínio para seu Projeto, utilize os de sua imobiliária.

Depois de criado e/ou selecionado o respectivo Projeto, expanda o menu lateral e navegue até APIs e Serviços >> Biblioteca:

Na tela seguinte, procure por “Maps Javascript API”, nos resultados clique sobre o indicado na imagem abaixo:

Ative a API do Maps Javascript API:

Aguarde o fim da ativação a API e expanda novamente o menu lateral, navegue até APIs e Serviços >> Credenciais:

Na tela seguinte, crie uma nova Credencial:

Feito isso, feche a janela de Popup de confirmação e em seguida clique para editar a chave recém criada:

Restringindo acesso ao domínio
Esta próxima configuração é extremamente importante, sem ela sua chave de API poderá ser utilizada por terceiros, então realize e confira com bastante atenção. Na imagem a seguir, defina um nome para a chave que te ajude a identificar onde ela é utilizada na sua organização, marque para restringir o acesso por Referenciadores HTTP e libere o acesso ao uso no domínio principal de sua imobiliária, lembrando que precisa adicionar /* ao final. Feito isso, clique em Salvar.

Quase lá! Aqui termina o procedimento necessário pra gerar a chave de API, que em termos estritamente técnicos é tudo que nossa Busca por Mapa precisa para funcionar, porém como se trata de uma integração passível de cobrança pelo fornecedor, neste caso a Google, faz-se ainda necessário associar um método de faturamento, mesmo que seu uso esteja dentro do patamar gratuito de até 28.570 acessos mensais.
Ativando o faturamento
Compreendidas as possibilidades de custos, agora só falta configurar a conta de faturamento para a chave de API que geramos passe a funcionar. No console do Google Cloud acesse o item “Faturamento” no menu lateral:

Ao acessar a seguinte mensagem será apresentada na tela:

Se você nunca utilizou os produtos do Google Cloud, será necessário criar a conta de faturamento antes de vincula-la ao projeto recém criado. Para criar uma conta, clique em “Gerenciar contas de faturamento”.

Na tela seguinte que se apresenta, clique sobre “Criar Conta” e prossiga informando todas as informações solicitadas.
Depois de criada, vincule a conta de faturamento ao Projeto:

Finalizando a integração com o site
De posse da chave do Google Maps, siga a documentação da Busca por Mapa neste link para finalizar a integração com seu site.